sábado, 31 de agosto de 2019

Alentejo-Portugal: Orgia Gastronômica

O Alentejo é famoso por sua boa gastronomia. Por um lado, as influências do litoral dão á mesa deliciosos pratos de peixes e mariscos. Por outro, o interior traz os elementos da terra como os enchidos e os pratos de caça. Coentros, oréganos, hortelã, alecrim e manjericão dão um baile de aromas e sabores. Não deixe de experimentar a sopa de cação com coentro, servida no restaurante Fialho ou o bacalhau com espinafre no Café Alentejo, ambos em Évora. 
O pão alentejano é uma das marcas locais e base de diversas receitas. Com durabilidade de quase uma semana, a receita utiliza somente água e farinha. O fermento é natural, produzido pela massa-mãe. Por fim, a crosta tostadinha deve ter pelo menos três milímetros de espessura. Esse é o pão ideal para as migas, uma espécie de purê, alimentos “esmigalhados” e uma mistura aos farelos e pão. Há com carne de porco, brócolis, aspargos e outras variações. As açordas também são muito típicas. É um prato à base de coentro, alho, sal e azeite. Após ferver esse caldo, espalha-se fatias do pão por cima. Tradicionalmente, a açorda alentejana também leva um ovo, antigo modo de adicionar uma proteína à receita. 
Outro prato célebre é o porco preto ibérico, também chamado de porco alentejano. Uma raça que cresce livremente solto pelo pasto. Saladinhas de orelhas, açordas e migas de porco circulam pelos cardápios. Uma boa pedida é o bife de bochecha de porco ibérico servido no restaurante do Hotel Santa Luzia, em Elvas. Uma carne de textura diferente, mas muito macia. 
Associados aos excessos da mesa, estão ainda os vinhos alentejanos. Há 66 adegas inscritas no enoturismo da região. A vinícola Cartuxa, em Évora, e a Herdade do Esporão, a 20 km de Monsaraz, são bons lugares para desfrutar do vinho local. 
Quanto às sobremesas, há uma lista imensa de doces conventuais. Entre os favoritos estão o Torrão Real de Évora (um torrão de ovos com amêndoas e açúcar) e a Sericaia, ou Sericá, um bolo à base de ovos, canela e cascas de limão. A receita foi criada pelas freiras do convento de Elvas e Vila Viçosa e ambas as cidades reclamam a origem da receita. Daí a ambiguidade da grafia. Esqueça a dieta quando viajar ao Alentejo.

Nenhum comentário: