quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Alentejo-Portugal: Monsaraz e Mértola


Monsaraz: E o céu estrelado 

Após subir uma estrada cercada de oliveiras, você chega à Porta da Vila. É a entrada para Monsaraz, uma aldeia no alto de uma montanha onde o tempo parece ter sido aprisionado no interior de suas muralhas. O charmes histórico está em qualquer direção que se olhe. Das torres do castelo, avistam-se as planícies e as águas azuis-turquesas da barragem da Alqueva, um dos maiores lagos artificiais da Europa. Dá para passar horas ali com o olhar fixado. Casinhas brancas, lojinhas de vinhos, suvenires e mantas artesanais se espalham pelas ruas de pedra. Um passeio pela praia fluvial também é uma boa opção para quem não se contentar em ficar só olhando. 

 Monsaraz, além disso, é uma excelente oportunidade para experimentar o turismo rural e se hospedar em uma “herdade” (fazenda) como a de São Lourenço do Barrocal. São grandes propriedades com piscina, spa, serviço de primeira linha e muitas atividades aos hóspedes – bicicleta, caminhadas, degustação de vinhos, visitas às caves, massagens e jantares.
Um programa bastante interessante na região também é as observações astronômicas, a exemplo das da Aldeia da Cumeada. Essa área no entrono do Lado do Alqueva, é internacionalmente certificada como um destino turístico “Starlight”. Os vilarejos da região baixam as luzes públicas das ruas ao mínimo necessário para que os visitantes possam curtir esse show da natureza. Os telescópios são profissionais. Alguns, destinados somente à astrofotografia, alcançam Júpiter e suas luas, além de Saturno circulando por seu misteriosos anel.
Já no extremos sul do Alentejo, o brilho recai em Mértola, uma pequena cidade que no passado foi um importante centro comercial árabe. Hoje é um sítio arqueológico a céu aberto e ainda guarda os vestígios das diversas civilizações que ocuparam o território. Há 40 anos, iniciaram-se as escavações na cidade, onde foram encontrados importantes arquiteturas islâmicas e um complexo religioso da era romana. Ambos podem ser visitados. Muitas das peças descobertas estão expostas na Casa Romana ou no Museu Islâmico. 
Essa miscelânea de povos e civilizações é bastante clara na arquitetura da Igreja Matriz de Mértola, uma antiga mesquita que ainda preserva a estrutura do mihrab e quatro portas de arco do estilo árabe. Na área do Parque Natural do Vale do Guadiana, Mértola ainda oferece várias opções de canoagem e caminhadas. A cachoeira do Pulo do Lobo é belíssima. Pela estrada de Serpa, mais tortuosa, chega-se a uma das margens com menos infraestrutura. É preciso parar o carro e seguir uma trilha a pé até as pedras. De lá, só ouvir o cair das águas e os sapos pulando entre as poças. É uma parte mais intimista, vazia e reservada à contemplação. O Alentejo também é feito por belas paisagens. A maior província de Portugal, ainda que esteja fora dos roteiros turísticos mais convencionais pelo país, é parte fundamental dos grandes encantos da Terrinha.

O Workshop dos pãezinhos

Mértola também é procurada para o turismo rural. Na Horta da Quinta, por exemplo, que tem linda vista para a cidade, a hospedagem vem junto com uma experiência personalizada. Os proprietários João e São Oliveira preparam eventos especiais aos hóspedes, a exemplo do workshop de pães caseiros alentejanos, assados em forno a lenha. Dona São começa a preparar a massa às 6h30, e os hóspedes dispostos a levantar cedo podem ajudar a sová-la. Enquanto isso, José prepara o forno. E os pãezinhos que chegam à mesa fumegantes parecem ainda mais saborosos ao saber que foi você mesmo quem os preparou. 


Veja também: 

Évora, a capital alentejana 

Estremoz e Elvas 

Nenhum comentário: