terça-feira, 10 de setembro de 2019

Costa Alentejana em Portugal: Falésias dramáticas e praias selvagens


A costa do Alentejo é dona de algumas das mais belas praias de Portugal. Esse trecho do litoral lusitano se estende por cerca de 100 km desde a Península de Troia até o litoral do Algarve, no sul do país, e exibe uma sucessão de praias marcadas por falésias rochosas dramáticas, dunas, mar azul e pouco movimento de turistas se comparado a outros litorais europeus mais badalados. Estradas litorâneas contornam à beira-mar pelo alto das falésias, exibindo altos mirantes e facilitando os deslocamentos entre uma cidade e outra.

A Península de Troia, no limite norte, é um destino de grande beleza natural e capaz de agradar até viajantes acostumados a paraísos tropicais. A língua de terra faz parte de uma grande reserva ambiental, com 18 km de praias de águas tranquilas, bosques de pinheiros e areia fofa. Há alguns anos, a região ganhou condomínios de alto padrão e campos de golfe, que se misturaram às pequeninas aldeias de pescadores, transformando Troia em um celebrado destino de veraneio dos lisbonenses endinheirados.
Rumo ao litoral sul, a cidade de Sines ficou famosa por ser a cidade natal do navegador Vasco da Gama. Sua estátua ergue-se orgulhosamente ao lado das paredes do castelo em que o navegador cresceu, e o museu dentro relata a vida desse herói nacional. O restaurante Arte e Sal, na praia de São Torpes, é o lugar perfeito para relaxar diante do mar azul com uma taça de vinho branco alentejano geladinho.
Seguindo a estrada à beira mar na direção da charmosa Porto Covo, 11 km ao sul de Sines, você será impelido pela natureza a parar o carro no acostamento na metade do caminho. Uma baita falésia protege a Praia do Salto, uma minúscula orla naturista, mas de muita privacidade por conta do recorte dos desfiladeiros. Esse visual com o oceano se chocando contra precipícios se repete ao longo de boa parte da costa alentejana.
Em Porto Covo, o litoral é combinado com um vilarejo praiana com ruas de paralelepípedos e casinhas brancas de rodapés azuis. Nas proximidades da cidade, há um conjunto de praias bastante variado: grandes, pequenas, desertas, com dunas, penhascos... Um ponto bastante conhecido é a Ilha do Pessegueiro, uma ilhotinha de frente para um forte meio abandonado. Durante a alta temporada, há barcos que fazem a travessia para um passeio naquele punhado de terra.
Outra cidadezinha importante é a Vila Nova de Milfontes, na foz do Rio Mira. Praias com bicas de água doce que chegam por caminhos subterrâneos até a orla. Tudo pincelado com aquela elegância litorânea das casinhas brancas em ruas de paralelepípedos. A cidade conta com bons hotéis e restaurantes. Há quem faça o trajeto entre Porto Covo e Milfontes (18 Km) a pé. Afinal a costa alentejana, também chamada de Costa Vicentina, é ideal para caminhantes que queiram conhecer o local de modo diferente. A região oferece 445 km de trilhas. A mais popular é a chamada Trilha dos Pescadores, uma grande jornada de 125 km por falésias e praias ao logo do Parque Natural do Sudoeste Alentejano para ser feito em quatro dias de percurso. O Alentejo é cheio de grandes surpresas.


Nenhum comentário: