 |
Navajas |
A Galícia é famosa pela qualidade e variedade de tudo que vem dos mares. Mariscos de primeira, fresquinhos e saborosos, mas também para lá de bizarros. Tenho a impressão que Iemanjá foi muito mais generosa com os espanhóis! Quer conhecer algumas dessas delicatessen esquisitonas? Então continue lendo nossa seleção de iguarias para cair de boca!
As da foto aí de cima são as navajas. Um marisco branquelão e comprido em uma concha em forma de navalha, o que lhe dá o nome homônimo super simpático. Dependendo do local onde é servido, vem com bastante areia nas pontas, mas é só arrancá-las e mandar ver. Regadas com um saboroso azeite espanhól não tem pra ninguém!
 |
percebes |
Esse estranhão aí de cima são os percebes - clássico "weirdo"! É preciso tempo para aprender a admirar. Apesar do aspecto excêntrico, tem gostinho de mar, é bem saboroso, aliás. Pena que sejam tão caros (um quilo pode custar entre 60 e 120 euros, dependendo da temporada). Mas dá para pedir uma porçãozinha menor por 20 pilas só para experimentar. O problema é a extração dos dito-cujos das pedras no mar. Os "perceberos" praticamente arriscam a vida brigando contra os golpes das ondas para apanhá-los. Para comer, é preciso tirar essa unha e puxar a carne de dentro dessa pelanca preta. Coragem que vale a pena!
 |
Vieira |
A Viera é a clássica concha de Santiago, aquela que os peregrinos carregam amarradas nas mochilas. Esta da foto está gratinada. É uma porção única da carne, que dá para comer em uma tacada só. A unidade pode custar de 9 a 13 euros, como entradinha. Não é lá um prato econômico, mas é delicioso. Se você pedir, alguns locais ainda te dão a concha como lembrança. Assim, não é preciso comprar aquelas "fake" das lojinhas de souvenires! Em outros países como na Alemanha, a iguaria chama Jakobsmuschel, ou seja, a concha do Santiago. Mas é vendida congelada e sem a casquinha! :(