quarta-feira, 20 de julho de 2016

Alemanha Central: Festival de Música “Kultur Arena” celebra 25 anos

Festival de Música Kultur Arena em Jena, Alemanha
O verão dura pouco em terras germânicas e exatamente por isso curte-se ao máximo a temporada ensolarada e recheada de festivais ao ar livre. Em Jena, uma cidade universitária com 30 mil estudantes, banhada pelo rio Saale, o auge da festa é o Kultur Arena. São seis semanas de shows de diversas bandas europeias e internacionais que chacoalham o clima da pequena urbe! Quer conhecer um montão de bandas novas? Então clica aqui no blog ou venha pra Jena! 


Público no Theater Haus, Jena
Ano passado, passaram pelo evento pelo menos 72 mil pessoas ao longo de toda a estação e no palco representantes de 79 nações soltaram a voz. Mas, dessa vez, há um gostinho especial já que a festa comemora 25 anos, uma tradição que se iniciou logo após o fim da cortina de ferro. A proposta é trazer o maior número de estilos musicais diferentes. Assim, o desconhecido do público alemão também é bastante bem-vindo. Este ano, artistas como Fuel Fandango, da Espanha, e Chico Trujillo, do Chile, representam a novidade. 

Há também os que transpassam as fronteira dos próprios gêneros e mesclam seus backgrounds musicais com outros estilos, alcançando novos e surpreendentes nuances. O jazzista inglês John McLaughlin foi um dos primeiros a levar tais fusões ao perfeccionismo.

Novos músicos como o dueto francês Vincent Peirani e Émile Parisien; os parisienses Les Yeux d´la Tête; o norieguês Bernhoft; os alemães Django 3000, assim como Irit Dekel e Eldad Zitrin do grupo israelense Last of Songs pertencem também aos destaques desse ano.

O vozeirão de cantores e cantoras também promete surpreender. Na programação nomes alemães como Joris, Bosse e Nicholas Müller (este último conhecido como Von Brücken). Uma nova geração que não vê problemas em musicar também na língua inglesa. Nomes internacionais Cat Power e Keb´Mo´ (ambos dos EUA) ou o canadense Ben Caplan também cantarolarão em Jena. A França, com uma longa tradição de intérpretes, apresenta Louane, uma famosa representante do pop francófono.

E por falar em pop, aqui a lista de apresentações também é considerável: as meninas  teuto- suíças da banda Boy; o grupo norueguês Kakkmaddafakka; o grupo inglês e australiano Sunset Songs e, por fim, a estrela suíça Sophia Hunger. 

O classudo jazz também domina a festa com o show do inglês John McLaughlin; do alemão especialista no swing Andrej Hermlin; da banda americana The Stanley Clarke Band e, por fim, da beldade alemã Johanna Borchet. 





Nenhum comentário: