sexta-feira, 17 de junho de 2016

Alemanha Central: Weimar

Que p... é essa? 


Tem uma seção nesse blog dedicada só as peculiaridades alemãs (Deutsche Sachen) ou como uma amiga minha diria, xaropadas. Mesmo morando há oito anos por aqui, de tempos em tempos ainda exclamo “mas que cazzo é isso”? Eis que hoje, voltando da biblioteca (quando estou com preguiça de escrever a tese, vou até lá recolher uns artigos), dou de cara e orelhas com esse cercadinho de jardim, onde pessoas batucam qualquer coisa e se denominam o Jardim do Woodstock. Ah?
Assim como o quadradinho do som, havia outros vinte do gênero no meio da rua, todos baseados no moto “blues do verão”. Descobri que os caras fazem uma espécie de competição a cada dois anos, desde 2004. Concurso de pequenas instalações jardinescas! Tá meio longe do que o Oiticica imaginaria, uma vez que ninguém se joga mesmo na obra! Pelo menos eu não tentei e não vi ninguém fazendo. 

Tem de tudo – jardim do varal, do baú do tesouro, do disco, do boteco, da baladinha, do carrinho de supermercado com lavandas e até com cama de troncos de árvores! Clique aqui para ver a galeria de imagem! E a coisa é mesmo séria. São paisagistas e arquitetos do Estado da Turíngia, Saxônia e Baixa Saxônia que fazem o projeto, exibem os resultados e colocam para votação popular. Domingão sai o resultado do melhor jardim peculiar. É, o verão deixa as pessoas esquisitas. Ou talvez mais normais mesmo! 

Ps.: vou levar meus gnomos para passear lá no fim de semana!



Nenhum comentário: