sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Vida noturna em Hamburgo: as madrugadas coloridíssimas da Reeperbahn


Travestis do Olivias Show Club
Erotismo, burlesco, strip-tease, comediantes e travestis dão cor ao “red light” distrito de Hamburgo, uma região no badalado bairro de St.Pauli. Há para todos os gostos e bolsos. Mas fato é que uma madrugada por aqui garante boas surpresas.

Teatro na Reeperbahn fazendo propaganda da própria região
Um dos locais mais clássicos é o bar “Zur Ritze”, na própria Reeperbahn. Trata-se de um dos estabelecimentos mais antigos da região, famoso por atrair boxeadores famosos da cena do esporte. O ringue de boxe está até hoje no porão do boteco, mas só dá para conferir até as 21h. Depois só com tour. Clássica também é a entrada. Duas pernonas abertas pintadas na parede e a porta encaixada “lá”, como se fossemos entrar no útero! Meio sexista, deveras. Alguns mocinhos resolvem fazer fotos e batem a porta, trancando a galera na fumaceira do bar. Nada demais, tomam uns desaforos na orelha e pronto. Mas não é só homens durante a farra que dão uma paradinha para o "clique" naquele ponto estratégico. Há fotos nas paredes e uma delas é a da realeza da Inglaterra, a própria super lady Elizabeth!
Fotografias nas paredes do Bar "Zur Ritze"
Dali o esquema é seguir para a Praça dos Beatles. Foi no “Kiez” (como os alemães chamam a área) que o grupo antes da fama deu as primeiras palinhas e iniciou a carreira musical. É nesse ponto que começa mesmo a esbórnia, na rua “Große Freiheit”, literalmente da grande liberdade. A travessa é abarrotada, inclusive de policiais. Presenciamos até guardas miando o esquema de marmanjões tentando se aproveitar de menores de idade meio que inocentes, mas tentando ser gente grande. Por aqui, até a bagunça segue regras. Ainda bem. 
A Rua da Grande Liberdade (Große Freiheit)
Casas de strip é o que não faltam como a Dollhouse e a Susis Show. A primeira delas tem uma versão mais bar, em que não é preciso pagar entrada, só com duas garotas fazendo um pole dance. Dá para ver do lado de fora, é uma pegada leve, só para atrair as pessoas mesmo. Os shows mais privados e ousados rolam na casa do lado. E eis que estamos lá tomando uma breja, vendo uns caras colocarem uns dólares “da casa” (2 euros) na calcinha das meninas, quando o bar INTEIRO vira a cabeça para o outro lado do balcão e totalmente esquece das profissionais da dança. Uma senhora (sendo generosa) de oitenta anos, cabelos brancos e vestidão invadiu e dominou o pole. E muito da corajosa ela ainda dava aquelas reboladinha de bolero tipo direita e esquerda. A amiga dela, com o mesmo visual, mas com uns óculos escuros meio cluber amarelo fosforescente, usava a própria bengala pra ensaiar um pole dance do chão mesmo. Sensacional. E a senhora ainda batia a mão para espantar a fumaça das pessoas que fumavam a seus pés. Demorou alguns minutos até que a tirassem de lá e uma garota de pernas compridíssimas assumisse de novo.
Senhora flagrada no pole dance da Dollhouse
É bem possível que você também aviste dois travestis ultra simpáticos e sorridentes, conhecidos como Barbie Stupid e Lee Jackson, saçaricando pela rua da grande liberdade. Provavelmente estão na pausa dos show de cabaré que eles fazem na casa Olivia-Jones. Famosíssimos na balada, eles acenam para os fãs, na calçada da fama. No palco, durante as apresentações, a estrela do burlesco, Eve Champagne, também dá o ar da graça. A cada meia hora, o DJ suspende o som para o que essa galera, comediantes e dançarinos, entrem em cena. A marca “Olivia-Jones” tem ainda na mesma rua, além da casa de espetáculos burlescos, um bar e um clube das mulheres. Leve uma amiga a tiracolo porque os namorados são mesmo barrados.


Burlesco from Regina Cazzamatta on Vimeo.
De bar em bar, de show em show a noite passa num instante. Para quem não estiver cambaleando, e se sobrar um pouco de ânimo, a boa é seguir para tomar café da manhã no Fischmarkt (Mercado de Peixes), só aos domingos logo cedo. A feira começa às 5h durante o verão. Mas  o que encontramos por lá, é motivo para um próximo post! Spolier: prepare o fígado!




Nenhum comentário: