domingo, 19 de junho de 2016

Alemanha e as festas medievais

 Festas populares são bastante comuns por toda Alemanha. Na região central há, por exemplo, a Festa da Cebola, em Weimar, que tradicionalmente celebrava o fim da colheita, no mês de outubro. Ou também a Krämerbrückefest, em Erfurt, que acontece todo terceiro fim de semana do mês de junho. Esperam-se neste fim de semana pelo menos 150 mil visitantes pelas estreitas ruas da cidade!
Krämerbrücke é o nome da ponte mais famosa do pedaço. Uma das maiores habitadas, atualmente com 32 casinhas arqueadas sobre o riacho.
Na maioria dessas celebrações há um mercado medieval, em que um monte de gente vestida à la Sansa Stark passeia pelas barracas decoradas com um quê de idade média. E tem de tudo – bebida em chifre de animais, armaduras de cavaleiros, ferreiros, fogueiras ou tiros com arco e flecha. 
Quem se animar pode até comprar roupas típicas, que apesar de lindas, têm um preço bem salgadinho, até 250 euros!
Além do aspecto fantasioso, há shows, apresentações de teatro de rua, performances e uma vasta programação cultural. Na praça principal, a da catedral de Erfurt, vinícolas montam barraquinhas com a safra dos vinhos atuais, onde todos bebericam o presente do Deus baco. Aliás, sem gourmetização de nada. No palco principal, bandas se revezam o dia todo, enquanto a multidão se joga em comes e bebes. 

O ponto alto da festividade, foi  a apresentação da orquestra sinfônica de Erfurt, com um dos grupos pop mais famosos da região, o crazy sunglasses. Muitos velhinhos torceram o nariz, mas a clássica do eletrônico “Sky and Sand”, do Paul Kalkbrenne (o DJ do filme Berlin Calling), ficou incrível tocada pela orquestra! E para terminar a noite, quinze minutos de queima de fogos, sincronizada com uma sinfonia preparada para a ocasião.


Untitled from Regina Cazzamatta on Vimeo.




Para ouvir um pouquinho da orquestra tocando um eletrônico, clique no vídeio abaixo! 


Untitled from Regina Cazzamatta on Vimeo.

Festas Populares pela Alemaha?


Zwiebelmarkt 2013

Zwiebelmarkt 2014

Krämerbrückefest 2013

Nenhum comentário: