terça-feira, 19 de abril de 2016

Berlim: a campanha publicitária mais legal de todos os tempos - BVG "Is mir egal" (feat. Kazim Akboga)

IsMirEgal from Regina Cazzamatta on Vimeo.


Em tempos bizarros de ode à aberrações como Bolsonaro e deputados que justificam decisões políticas pelas barbas do profeta, lembrei desse vídeo lançado em Berlim final do ano passado. É uma campanha publicitária da BVG (Die Berliner Verkehrsbetriebe), a empresa de transporte berlinense, considerada um pouco ranzinza. Para criar uma imagem mais “cool”, relaxada, que conquistasse a população da capital e sua diversidade, a BVG contratou a agência Jung von Matt, de Hamburgo. O resultado foi esse vídeo aqui (sério, clica aí que é MUITO bom). Viralizou e em poucos dias teve mais de 1,5 milhão de compartilhamentos. 

O ator principal, Kazim Akboga, atua como um controlador de tíquetes ou motorista de busão, cantando “is mir egal” (es ist mir egal) — em português algo como “nem me importo”, “to nem aí”, “tanto faz”, “não ligo”, “caguei”. Ele passeia pelos vagões, mostrando a pluralidade berlinense e cantarolando ao passar por casais gays, mulheres de barba, góticos — “nem me importo, nem me importo”. Segundo a porta-voz da BVG, Petra Reetz, em entrevista a Spiegel, a principal mensagem da propaganda é que não interessa a origem ou a aparência de ninguém. 

Moral da história? A BVG te ama, assim como você é: gordo, magro, feio, bonito, gay, hetero, trans, ateu, com ou sem pinico na cabeça! Quem sabe meus tataranetos consigam morar em alguma cidade brasileira em que surjam esses tipos de campanhas ou pensamentos. Porque, por enquanto, o pessoal só se importa mesmo com o deus deles e as barbas do profeta! Quero ver a bancada evangélica cantando: “Deus is mir egal, egal”, pelo menos para fazer política!


Nenhum comentário: