terça-feira, 6 de outubro de 2015

Super Lua e Eclipse Total em setembro de 2015

 Este espaço é um blog de viagem e esquisitices de outras culturas, mas enquanto não é possível embarcar numa expedição turística para a lua, eis que a contemplamos daqui debaixo mesmo. Pelo menos ainda! Essas imagens foram tiradas no mês de setembro de 2015, no hemisfério norte, um pouco antes e durante o eclipse total. Observe a manchinha escura começando no topo da imagem.

Parece mesmo coisa de lunático acordar às 3h para ver o bendito eclipse, mas como o fenômeno só ocorre esporadicamente, é bom não desperdiçar a experiência.... E antes que alguém critique a qualidade das imagens, pedimos um pouquinho de compreensão, please!, com os problemas de ordem técnica! 
Acoplamos a lente do IPhone no telescópio... Porque nem a melhor objetiva da Canon poderia captar os mares mostrados aí em cima. Além da mão congelando, a câmera demora para reconhecer a luz e quando tudo se ajeita, a lua já caminhou e saiu do centro da imagem! :( É um exercício de paciência. 

Na realidade, as imagens estão invertidas com relação ao que vimos a olho nu por conta do jogo de espelhos do telescópio. Alguém aí se lembra de um papo de imagem real ou outra patacoada da física pré- vestibular? Tem a ver com isso! 
Aqui não é o eclipse não! É a lua se movimento e saindo mesmo no centro da imagem. Sonho de consumo? Uma máquina fotográfica específica para acoplar no telescópio e um motorzinho que gire a engenhoca completa conforme os movimentos da terra para não ter que ajustar de minutos em minutos! heheh 
 Agora sim o eclipse começou e a escuridão começou a tomar conta da lua.
 Demorou quase trinta minutos para que metade da lua fosse "apagada" do horizonte.
Nessse retrato (Ok, bem porquinho e sem definição) a sombra já tinha dominado a lua. E quanto menos luz, mais difícil de captar a imagem. A vermelhidão se iniciou então na super lua, que demoraria pelo menos mais uma hora para alcançar o auge, mas eu já tinha voltado para a cama! 
 Enfim, o eclipse total e o que deu para captar do fenômeno às escuras...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...