sábado, 15 de agosto de 2015

Toscana: Degustar um Siepi

     Para tudo existe uma primeira vez na vida! Por exemplo quando embarquei, mesmo que por acidente, em uma classe executiva da Lufthansa. Foi uma experiência inusitada e diferente para quem só voa no aperto da Ryanair. Hoje será novamente um dia especial, a primeira vez que abrirei (e degustarei) uma garrafa do super toscano Siepi, do Castello di Fonterutoli, uma vinícola localizada a 5Km da charmosa cidade Castellina in Chianti, na província de Siena. 
     A garrafa foi adquirida durante uma degustação de vinhos na Toscana, organizada pela ARDB Brasil, mas está guardada a sete chaves esperando o melhor momento para ser aberta. E hoje não faltam motivos. Meu pai comemoraria este sábado 58 anos, não fosse as surpresas da vida. Além disso, busquei esta semana o último documento do processo para tirar a cidadania italiana — o RG ou a Carta D´ Identita. O passaporte já havia saído, mas queria comemorar com tudo em mãos. Superstição minha. 

     Comemorar e brindar a um tio maluco que há trinta anos pesquisa a história da família, descobrindo até assassinatos entre os antepassados, passionais como o eram. A uma mãe que comprou a ideia desenfreada da filha e embarcou duas vezes para Itália em menos de três meses para dar entrada no processo, resmungando que nunca gastou tanto dinheiro para guardar a relíquia na gaveta! (Ela até sabe que será útil no futuro, mas não quer dar o braço a torcer!). Ao meu pai que me ensinou que qualquer sonho é sonho, mesmo os mais estrambólicos. A equipe de profissionais no Brasil e na Itália que agilizou o processo em consulados e comunes aguentando pacientemente minha ansiedade, perguntando se tudo realmente sairia como planejado. 
        De volta ao vinho que me espera! O castelo de Fonterutoli pertence à família Mazzei desde 1435 e possui uma vinícola dividida em cinco diferentes áreas — Fonterutoli, Siepi, Badiola, Belvedere e Caggio. Além da osteria Fonterutoli, que conta com o talento de um chef lindíssimo (foto acima), a casa ainda oferece diversas degustações. Foi nesta ocasião que pela primeiríssima vez aproveitei os míseros 100 ml da minha taça de Siepi, safra 2011. Notas de chocolate amargo, forte e um retrogosto duradouro e contínuo. Nosso sommelier então descreveu as características da bebida: 50% da tradicional Sangiovese (produzida na região de Chianti) e 50% Merlot, envelhecido dezoito meses em um barril francês de carvalho, e engarrafado em junho de 2103. Poderia ali ficar por 20 anos, mas não terei paciência para tanto! Segundo a Gambero Rosso, uma espécie de Vejinha italiana, trata-se de “um dos 50 vinhos que mudou o estilo dos vinhos italianos”. 

      Para acompanhar, um menu surpresa de três pratos preparado pelo maridão que acaba de me expulsar da cozinha! 
        Salute!
A atualização do jantar que acompanhou o bendito Siepi, com making of e tudo!



Nenhum comentário: