segunda-feira, 16 de maio de 2011

Cat Stevens (Yusuf) em Berlim

Um grande clima de nostalgia tomou conta das dez mil pessoas na Arena O2 em Berlim nesse sábado quando Cat Stvens  (Yusuf Islam depois da sua conversão ao islamismo) abriu o show com  a canção "Moonshadow". Depois de uma pausa de 35 anos longe dos palcos, o antigo astro pop volta à ativa com uma turnê européia. Por enquanto, os show já rolaram em Stockholm, Hamburgo e Berlim.  Barbudo e dono de uma cabeleira branca, Yusuf ainda está em forma, apesar do intervalo de vinte minutos durante o espetáculo. Carismático e cantando em prol de um mundo melhor, como ele mesmo diz, o músico apresentou novas composições, mas não deixou de lado suas canções mais antigas. Bem humorado, ele segurava a ansiedade do público que gritava pedindo “Father and Son”, exclamando calmamente “ainda não”.
“Antigamente vocês levantavam velas, agora são os celulares”, disse para a platéia que fazia fotos e imagens durante o espetáculo. Com essa observação sobre o novo momento tecnológico, cantarolou o clássico “Where do the Children Play”. Mais atual que nunca. No BIS (foram três aclamadíssimos para os comportados padrões alemães), Yusuf falou dos movimentos contra os regimes ditatoriais no Egito e na Tunísia, se declarou feliz com os acontecimentos e cantou “My People”. “Nós somos essas pessoas livres para decidir nosso próprio caminho” disse.
O clímax se deu com “Wild World” – que arrancou suspiros da mulherada. “Oh baby, baby, it’s a wild world. It’s hard to get by just upon a smile”. Toda uma geração estava em êxtase. Confesso ter participado da exaltação. Apesar de não ser sequer nascida quando Cat Stevens já tinha abandonado o violão, o show me trouxe boas memórias de infância. E mesmo tanto tempo depois, as letras ainda estavam na ponta da língua.  Aos 62 anos, depois de três retornos ao palco, mesmo um pouco ofegante, o músico agradecia aparentemente feliz pelo retorno.
Os fãs que agradeçam o filho do artista pela insistência de recolocar o artista de volta no circuito. Depois de quase ter morrido afogado na Califórnia (uma onda o jogou milagrosamente para a costa novamente), Cat Stevens nasceu novamente. Como Yusuf e passou a se dedicar ao Alcorão. Agora novamente à musica.

Obs.: os links dos vídeos estão muito grandes para postar aqui. Depois faço o upload no You Tube ou no Facebook! 

Nenhum comentário: